visited 53 states (23.5%)

sábado, 28 de janeiro de 2006

Catalunha - Espanha


Ok, eu sei... 1 mês depois eu apareço... Mas é q eu cheguei à Espanha há três semanas (sim, agora já consigo utilizar os acentos do teclado, com exceçao do ~ por enquanto) e nao tive mt tempo...

Estou morando na casa da Cris por enquanto até provavelmente final desse mês.

Depois de três entrevistas, consegui um emprego em uma cia aerea espanhola chamada Vueling. Sgeunda começo o treinamento, estou feliz pacas!!! Fica um pouco longe, mas espero q dê pra conciliar com os cursos de espanhol e catalao.

Aulita de Geografia: (nao reclamem, é interessante!)

A Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha e uma das nacionalidades históricas reconhecidas dentro das suas fronteiras.

Assim como a Galícia e o País Basco, nao é independente, mas tem autonomia em suas decisões e cessao de competências exclusivas por parte do estado. Possui tb uma cultura diferenciada e reconhecida e uma língua própria (o catalao, claaaro). A sua língua, apesar de latina, está relacionada com o grupo galo-românico (fazendo a transição entre este grupo e o grupo ibero-românico, onde se incluem o espanhol, o português e o galego). (A Cris vai gostar desse comentário... Linda, se tiver errado, fala...)

Uma grande parte da populaçao da Catalunha considera a regiao uma naçao (nao independente, obviamente) diferente da Espanha (como nos casos escocês e de quebec). Essa é a regiao mais próspera e rica da Península Ibérica e tb a mais "européia".

Nos próximos posts eu vou falar mt das tradiçoes daqui. A cultura é mt rica e a comida é uma das mais gostosas q já experimentei (espeicalmente as da Sra. Mercè).

Nenhum comentário: